03 julho 2006

Dizer "não"



Um dia inteiro, em casa, com o Tigy pode revelar-se um verdadeiro desgaste. Nesses momentos, acho que até pago uma ninharia de creche e que realmente devia agradecer encarecidamente, às educadoras, a paciência diária que têm com um pestinha de 71 centímetros.

Sentado no chão da sala, com dezenas de brinquedos espalhados por todo o lado, o bebé quer sempre aquilo que ainda não tem: o comando da televisão, os telemóveis, as molduras, o candeeiro de pé, as revistas ou até os chinelos. Depois de muitos "nãos" seguidos, os papás acabam por esquecer as regras, afastar os objectos proibidos e cair exaustos no sofá... a observar. Qual formiga trabalhadora, o Tigy gatinha a 100 à hora pelo ínfimo espaço da sala que lhe está atribuído, o mesmo que definimos com a ajuda de um banco e de almofadas. Daquele rectângulo para a frente os perigos são ainda maiores: o degrau que separa a sala de estar da de jantar, as escadas, o forno, a lareira. Depois, trepa agilmente, agarrando-se com genica a tudo o que encontra. Queda ali queda acolá, o rapaz está cada vez mais imbatível.

Enquanto estava grávida e lia acerca das questões de segurança, quando se tem um bebé em casa, pensava sempre: daqui até ter de me preocupar com isto... Bom, esse "daqui até" transformou-se (sem eu dar conta) no agora e, decididamente, a minha casa, e eu mesma, não estamos preparados. Como é que um espaço tão pequeno encerra tantos perigos?

Sentados no sofá, cansados só de observar a energia do nosso filho, eu e o Beguinho vamos tentando fechar a cara e enfatizar o "Tigy não". Mas quem resiste aquele ar traquina, olhando para nós enquanto a mãozinha, escondida por trás das costas, atira - sorrateiramente - a moldura, que exibe a sua carinha pensativa com poucos dias de vida, para o chão?

12 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

É o Tiggy a crescer e a conhecer o mundo que o rodeia. E são vocês, papás babados, e nós a percebermos que o pequenote já quer ser crescido. São sempre um doce as tuas palavras. Principalmente depois do final de dia que tive. um beijo grande

Unknown disse...

É por estas e por outras que o meu blogue não é um baby blog... Tudo dito, com alguma mestria e pormenor. Beijos do beguinho!

CLS disse...

Tá fresco, esse Tigy, tá... :D

Anónimo disse...

Bem vistas as coisas, aquela fotografia é (a) dele. Então, que dizer?
O "não" é um organizador mental importante, tal como a mão(zita) deles. Quanto melhor (não é mais)eles conhcerem o "não", melhor conhecem o mundo.
Mas não nos é fácil... não é mesmo.

RB disse...

o não é o primeiro caminho para o conhecimento e a gatinhar tão velozmente vai chegar lá depressa.
um beijo

Docinho disse...

Como te compreendo...
Tenho outra pestinha a chorar aqui ao lado pq quer mexer no portátil e não nos brinquedos ; )))

Aiiiiiii....

Beijinhos a rir

sombra_arredia disse...

...É só o Tiggy a testar-vos :))

Anoquinha disse...

Adorei ver o teu bonequinho e pegar nele ao colo!! É lindo, lindo... Foi uma honra!!!

Carla Dantas disse...

O pior é que quando dizemos não, eles parecem mais entusiasmados a fazer mais e pior!!!

Carolina disse...

:)
Está a crescer e a surpreender-vos a cada nova conquista.
Bjs e espero que já estejas melhor!

Ana disse...

é mesmo mt cansativo .... a quem o dizes!

Docinho disse...

Voltaaaaaa... cucu... onde andas???
Tenho saudades de te ler...

Beijinhos tristes